A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) anunciou, esta sexta-feira, um reforço extraordinário dos meios de socorro pré-hospitalar, criando uma ‘task-force’ composta por quatro ambulâncias, numa resposta direta à crescente preocupação com falhas no sistema de emergência.
As viaturas, pertencentes aos corpos de bombeiros da Ajuda, Cabo Ruivo, Camarate e Cascais, estarão sediadas na sede da LBP e irão operar como ambulâncias adicionais ao dispositivo normal, entre as 08h00 e as 20h00, ao longo deste fim de semana.
Paralelamente, a Liga vai manter um comandante em permanência no CAASO — Centro de Acompanhamento e Apoio à Situação Operacional — assegurando a coordenação contínua das operações e uma resposta mais célere às ocorrências.
Este reforço surge numa altura particularmente sensível, depois de, nos últimos dias, terem sido registadas três mortes associadas a alegados atrasos no socorro, motivados pela escassez de ambulâncias disponíveis ou pela sua retenção nos hospitais devido à falta de libertação das macas.
Com esta medida excecional, a Liga dos Bombeiros Portugueses pretende mitigar constrangimentos no sistema de emergência e garantir maior capacidade de resposta, num contexto marcado por forte pressão sobre os meios de socorro e crescente alarme público.
Fontecnnportugal© Jose HERNANDEZ Camera 51 / Shutterstock