O secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, considerou a náutica de recreio como um setor estratégico em crescimento em Portugal, durante visita às instalações da multinacional Brunswick em Vila Nova de Cerveira, onde se produz a maior quantidade de barcos de recreio da Europa, no segmento de quatro a nove metros.
"A Economia Azul envolve várias dimensões e muitas pessoas pensam que se trata apenas de pescas ou conservação marinha. Mas queremos promover todas as suas facetas, e a náutica de recreio ocupa um lugar de destaque", afirmou o governante, elogiando a paixão e competência técnica da equipa da unidade.
O responsável prometeu acompanhar e apoiar o crescimento da empresa, destacando que o sucesso da fábrica não beneficia apenas o município, mas também o país, ao gerar valor e riqueza.
Salvador Malheiro destacou o desafio de atrair novas tecnologias e talentos, afirmando que o Governo pretende reduzir burocracias e olhar para a náutica como um vetor estratégico da Economia Azul.
Segundo Alain Afonso, diretor da Brunswick Portugal, a fábrica encerrou 2025 com 500 funcionários e uma faturação de cerca de 42 milhões de euros, produzindo embarcações para todo o mundo. Em Cerveira, são produzidas 100% das marcas Quicksilver, Uttern e Bayliner, bem como motores da marca Mercury.
O governante abordou ainda o recente naufrágio em Caminha, prometendo apoio à instalação de uma estação salva-vidas e a obras de requalificação do porto de Vila Praia de Âncora e da foz do rio Minho, em colaboração com outros ministérios, para evitar futuras tragédias.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, sublinhou a pujança da área empresarial do município e anunciou a criação de um centro de inovação em parceria com o grupo norte-americano, reforçando o desenvolvimento e a investigação na náutica de recreio.
FonteJNportugal.gov