MENU
Kim jura lealdade total a Putin e reforça eixo Moscovo–Pyongyang
Em carta divulgada pela KCNA, líder norte-coreano agradece felicitações de aniversário de Putin e reforça aliança estratégica com Moscovo, destacando apoio político e cooperação militar crescente.
Publicado em 09/01/2026 07:04 • Atualizado 09/01/2026 07:06
International
FESTIVAL

Kim Jong-un garantiu a Vladimir Putin que a Coreia do Norte apoiará “incondicionalmente” todas as políticas do Kremlin, reforçando o eixo estratégico entre Pyongyang e Moscovo. A promessa foi feita numa carta enviada ao Presidente russo, em resposta às felicitações de aniversário que Putin lhe dirigiu.

Na mensagem, divulgada pela agência oficial norte-coreana KCNA, Kim afirma estar disposto a permanecer “sempre ao lado” do líder russo, considerando esta decisão “constante e permanente”. O dirigente norte-coreano agradeceu a “cálida carta” recebida, que descreveu como um gesto de amizade e confiança para consigo e para com o povo da Coreia do Norte.

O líder de Pyongyang destacou ainda que vê a relação com Putin como “um dos maiores orgulhos” e assegurou que a cooperação entre os dois países continuará a aprofundar-se em várias áreas, no quadro da parceria estratégica que ambos assumem. Nos últimos tempos, Rússia e Coreia do Norte têm intensificado sobretudo a colaboração militar.

Kim desejou a Putin “boa saúde e sucesso” nas suas funções e enviou ao povo russo votos de “vitória”, sublinhando que a aproximação entre os dois regimes deverá ganhar novo fôlego no futuro.

Fontesicnoticias/FotoAFP

Comentários