As forças ucranianas especializadas em drones afirmaram ter destruído 4.071 alvos russos apenas nos cinco primeiros dias deste ano, mantendo a pressão sobre as tropas da Rússia no conflito em curso. Desde a sua criação, há sete meses, estas unidades acumularam 832 mil voos de combate e neutralizaram 168 mil objetivos inimigos, segundo informações divulgadas pela própria Ucrânia.
A Força Aérea ucraniana informou ainda que a Rússia lançou 61 drones contra o território ucraniano esta terça-feira, dos quais 53 foram abatidos. Dos ataques, oito drones causaram impactos em seis locais, de acordo com os dados ucranianos. As aeronaves usadas nos ataques, principalmente dos tipos Shahed (cerca de 40) e Gerbera, foram lançadas de regiões controladas pela Rússia como Milerov, Kursk, Oriol e também do território ucraniano ocupado em Donetsk.
Entre os alvos destruídos pelas forças ucranianas destacam-se 532 carros de combate, 2.500 peças de artilharia e obuses, 7.697 veículos, 5.548 motos e mais de 50 mil militares.
Em comunicado, o comando ucraniano salienta que o grupo de drones tem sido eficaz em zonas estratégicas das frentes de combate, destacando o papel crescente deste tipo de operação não tripulada no esforço militar do país.
Fontesicnoticias