A partir de 1 de janeiro de 2026, os preços dos combustíveis nos Açores sofrem alterações, com o gasóleo a registar uma subida e a gasolina uma pequena descida, segundo despacho publicado esta terça-feira no Jornal Oficial.
O preço do gasóleo rodoviário aumenta 2,5 cêntimos por litro, passando a custar 1,474 euros, enquanto o gasóleo colorido para a agricultura e pesca sobe para 1,103 euros e 0,913 euros por litro, respetivamente. A subida reflete as recentes variações no mercado internacional das cotações de produtos petrolíferos e energéticos.
Em contrapartida, a gasolina sem chumbo de 95 octanas apresenta uma ligeira descida de 0,2 cêntimos, ficando fixada em 1,620 euros por litro. O gás butano também baixa 0,2 cêntimos por quilo, com o butano vendido em garrafas de 26 litros ou mais a 1,687 euros por quilo, e o vendido em garrafas de 24 litros, 1,883 euros por quilo. O gás canalizado e a granel fica, respetivamente, a 1,687 euros e 1,284 euros por quilo.
Nos Açores, os preços máximos dos produtos petrolíferos e energéticos são ajustados mensalmente, de acordo com a variação do Preço Europa (PE). Nos últimos anos, o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) também registou várias alterações, incluindo aumentos significativos em dezembro de 2024 e em anos anteriores, alternando com reduções ocasionais.
Estas atualizações refletem a política regional de preços e impostos, bem como a evolução do mercado internacional de combustíveis, impactando os consumidores no arquipélago.
Fontecnnportugal