MENU
“FBI fecha símbolo de poder em Washington: sede histórica encerra após 50 anos”
Publicado em 27/12/2025 07:08
International
FESTIVAL

O FBI vai abandonar de forma definitiva o edifício que ocupou durante meio século no centro de Washington DC. O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo diretor da agência, Kash Patel, que confirmou o encerramento da sede instalada no Edifício J. Edgar Hoover, na Avenida Pensilvânia.

Segundo Patel, o plano agora concluído põe fim a mais de duas décadas de tentativas falhadas para encerrar o edifício, considerado inseguro e obsoleto. A maioria dos funcionários será transferida para o Edifício Nacional Ronald Reagan, antiga sede da agência de cooperação internacional USAID, desativada este ano pelo governo de Donald Trump.

O diretor do FBI explicou que o novo espaço está a ser alvo de obras de remodelação, com foco no reforço da segurança e das infraestruturas, devendo estar pronto em breve para receber os trabalhadores. A decisão afasta definitivamente a hipótese de construção de uma nova sede, um projeto que só estaria concluído em 2035.

Patel sublinhou ainda que cerca de um terço dos funcionários do FBI — aproximadamente 11 mil pessoas — se encontra atualmente concentrado na área metropolitana de Washington. O abandono do Edifício Hoover permitirá, segundo o responsável, redistribuir meios humanos para outras cidades com níveis mais elevados de criminalidade.

 

Inaugurado em 1975 e batizado em homenagem ao primeiro diretor do FBI, o Edifício Hoover tornou-se um símbolo do poder federal norte-americano, mas tem sido alvo de críticas constantes devido à degradação da estrutura, aos elevados custos de manutenção e a sucessivos problemas de segurança. Ao longo de décadas, várias administrações ponderaram a mudança da sede para os estados vizinhos de Maryland ou Virgínia, sem sucesso.

Fonte Jornal de Noticias / imagem Shutterstock

Comentários