Operação de fiscalização em Santo Tirso resultou na detenção de seis homens e na identificação de dezenas de consumidores.
Uma ação de fiscalização a estabelecimentos de restauração e bebidas, levada a cabo pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Santo Tirso, culminou na desarticulação de um ponto de venda de droga na freguesia de Roriz. A operação, que ocorreu na noite do passado dia 20 de dezembro, terminou com seis detidos, com idades compreendidas entre os 19 e os 36 anos.Flagrante delito e apreensões variadas
Os militares da Guarda surpreenderam os suspeitos no interior de um estabelecimento comercial enquanto estes comercializavam estupefacientes. Durante as buscas ao local e as revistas pessoais, as autoridades apreenderam um arsenal de material ilícito que incluía:
Estupefacientes: 40 doses de canábis e 10 doses de cocaína;
Armamento e Perigo: Cinco engenhos explosivos e cinco botijas de óxido nitroso;
Contrabando: 480 cigarros contrafeitos;
Outros: Uma balança de precisão e cerca de 128 euros em dinheiro.
Balanço das infrações
Além das detenções — que incluíram o proprietário do café — a GNR registou um elevado número de irregularidades administrativas. No total, foram elaborados 36 autos de contraordenação: 21 dirigidos a consumidores de droga e 15 por incumprimento das regras de funcionamento de estabelecimentos comerciais.
Os seis arguidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Santo Tirso para aplicação das medidas de coação. A operação contou com o apoio reforçado dos militares do Posto Territorial de Vila das Aves.