Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciou no Parlamento que o processo de "arrumar a casa" na agência de notícias está em fase final.O Governo português espera ter o novo modelo de governação da agência de notícias Lusa aprovado já em novembro. A confirmação foi dada pelo Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, durante uma audição parlamentar no âmbito da discussão na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).
Segundo o Ministro, o processo de reestruturação na Lusa envolve duas fases cruciais e imediatas:
Conclusão da Aquisição de 100%: O Estado deverá completar a aquisição da totalidade da propriedade da agência de notícias (os 100%), uma operação que se esperava finalizar ainda em outubro.
Aprovação do Novo Modelo: Após a conclusão desta compra, o objetivo do Governo é aprovar o novo modelo de governação da Lusa no mês seguinte, ou seja, em novembro.
Esta intervenção surge no contexto da necessidade de "acabar de arrumar a casa" na Lusa, consolidando o seu futuro e enquadramento institucional, após a passagem da totalidade do seu capital para a esfera do Estado.