MENU
Alerta do Banco de Portugal: Falsas Propostas de Emprego por Telefone Escondem Fraude Financeira
Publicado em 23/10/2025 05:15
Noticias

O Banco de Portugal (BdP) emitiu um aviso urgente à população sobre um aumento significativo de esquemas de fraude que utilizam chamadas telefónicas e mensagens para apresentar falsas propostas de trabalho, com o objetivo de extorquir dinheiro ou usar as contas bancárias das vítimas em atividades criminosas.A instituição supervisora alertou que os burlões contactam as potenciais vítimas, frequentemente através de números internacionais ou aplicações de mensagens como o WhatsApp e o Telegram, oferecendo empregos online simples que prometem elevados e rápidos rendimentos. Estas ofertas, para as quais o cidadão não se candidatou, são o primeiro sinal de alerta.

Segundo o BdP, a tática passa por ganhar a confiança do alvo com a promessa de tarefas fáceis. Inicialmente, as vítimas podem até receber pequenos pagamentos, mas, rapidamente, são instruídas a fazer transferências de dinheiro sob o pretexto de "investimentos" de alta rentabilidade, pagamentos de comissões ou taxas.

O grande risco, para além da perda do dinheiro investido, reside no facto de os burlões poderem convencer as vítimas a usar as suas contas bancárias como intermediárias para movimentar fundos de origem duvidosa, transformando-as em "contas-mula" e expondo-as a potenciais problemas legais.

O Banco de Portugal apela veementemente à desconfiança. É fundamental que os cidadãos nunca partilhem os seus dados pessoais ou bancários em resposta a ofertas de emprego inesperadas e nunca façam qualquer pagamento para garantir uma vaga ou aceder a alegados investimentos.

Em caso de suspeita ou de ter sido vítima deste esquema, o BdP aconselha a contactar de imediato a respetiva instituição bancária e as autoridades competentes (Polícia Judiciária ou outras forças de segurança).

Comentários