O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana garantiu que os pagamentos dos apoios extraordinários à renda em atraso serão regularizados durante este mês de Outubro. O anúncio surge após um novo atraso que deixou cerca de 130 mil pessoas (ou mais de 129.600 inquilinos) em espera, com relatos de beneficiários que aguardam o apoio há cerca de nove meses.Os pagamentos mensais deste apoio, criado para mitigar o impacto do aumento das rendas, são habitualmente efetuados nos dias 6 ou 7 de cada mês. Contudo, o depósito de Outubro ainda não foi realizado, somando-se a atrasos de meses anteriores.
Acumulação de Atrasos e Retroativos
Segundo o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, o pagamento a ser efetuado em Outubro deverá incluir os retroativos devidos desde Janeiro para os beneficiários elegíveis.
Os atrasos no pagamento e na aprovação de processos têm sido uma queixa recorrente ao longo do ano, com a Provedoria de Justiça a alertar para "atrasos significativos" no apoio à habitação. Muitos dos problemas estão relacionados com inconsistências ou incongruências fiscais que obrigam os beneficiários a regularizar a sua situação através do Portal Consulta Cidadão da instituição.
O Governo e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana têm sido pressionados para acelerar a validação dos processos e o pagamento integral dos retroativos, de forma a aliviar a pressão financeira sobre as famílias com a taxa de esforço elevada no pagamento da renda.