A equipa S-Energy, uma colaboração entre estudantes do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado (Famalicão) e do Instituto Nun’Álvares (Santo Tirso), alcançou um feito inédito para Portugal, conquistando o 19.º lugar na Final Mundial do F1 in Schools, realizada em Singapura.
A S-Energy levou a bandeira nacional ao topo da competição de educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), garantindo o melhor resultado de sempre de uma equipa portuguesa na Final Mundial do concurso.
Composta por seis jovens estudantes do curso de Ciências e Tecnologias, a equipa destacou-se num universo de 82 concorrentes a nível global, provando o valor da engenharia e da inovação desenvolvida nas escolas de Famalicão e Santo Tirso.
A performance da S-Energy foi notável em vários aspetos do desafio multidisciplinar. O seu monolugar, construído em miniatura e propulsionado a gás carbónico, não só demonstrou um design e uma engenharia de excelência, como se revelou o mais rápido em pista de toda a competição, atingindo a marca de 1,058 segundos.
Além da velocidade do carro, o piloto da equipa, Ricardo Costa, estabeleceu um novo recorde mundial para o tempo de reação, com uns surpreendentes 3 milésimos de segundo (0,003s).
A combinação de performance técnica, design inovador e o rigor na apresentação oral e escrita de todo o projeto valeu à S-Energy uma pontuação recorde para Portugal (703,1 pontos), solidificando a 19.ª posição e demonstrando que os jovens portugueses estão entre os mais competitivos a nível mundial nas áreas de ciência e tecnologia.
A equipa, que contou com a orientação das professoras Carla Gomes e Isabel Almeida, regressa a Portugal com a consciência de ter superado todas as expectativas e de ter deixado uma marca indelével na história da participação nacional no F1 in Schools.