A linha de apoio emocional e prevenção do suicídio SOS Estudante, inaugurada em 1997 em Coimbra para ajudar estudantes universitários isolados, registou mais do dobro de chamadas no ano letivo 2024-2025, segundo a presidente do serviço, Rita Neves. Apesar de ter sido criada para estudantes, a maior parte dos pedidos de ajuda vem agora de adultos entre os 36 e os 64 anos, e de idosos, representando 52% do total.
No total, a linha recebeu 1.799 chamadas, um aumento de mais de 100% face ao ano anterior, refletindo não apenas a maior procura por apoio emocional, mas também a capacidade da linha de chegar a um público mais amplo.
A maioria das chamadas não está relacionada com risco de suicídio, mas com temas como solidão, problemas familiares, relações amorosas e amizades. Muitas pessoas ligam apenas para falar sobre o seu dia, ou mesmo permanecem em silêncio, confortadas pelo simples facto de saber que há alguém do outro lado.
Rita Neves alerta, porém, que a linha oferece apoio primário e não substitui acompanhamento psicológico profissional. Os voluntários, atualmente 33 estudantes de Coimbra, recebem formação especializada de 30 horas e têm apoio psicológico sempre que necessário.
Sobre casos graves, como o suicídio recente de dois alunos em Castro Daire, a presidente da SOS Estudante sublinha que é essencial que toda a comunidade escolar receba acompanhamento especializado, reforçando que “pedir ajuda é um ato de coragem” e que “estar atento a quem nos rodeia pode salvar vidas”.
A linha SOS Estudante pode ser contactada através dos números 915246060, 969554545 ou 239484020.