Avião militar dos EUA aterra em Porto Alegre e gera mistério
Um avião norte-americano modelo Boeing 757-200, totalmente branco e sem qualquer identificação, aterrissou em Porto Alegre esta terça-feira (20), chamando a atenção nas redes sociais.
A aeronave, pertencente à Força Aérea dos Estados Unidos e registada com a matrícula 00-9001, partiu de uma base militar em Nova Jérsia e fez escalas na Flórida e em Porto Rico antes de chegar ao Brasil. O voo transportava diplomatas norte-americanos, mas o motivo da viagem não foi esclarecido.
Segundo informações do jornal Metrópole, após a aterragem, os diplomatas seguiram para o Consulado-Geral dos EUA no bairro Passo d’Areia. Mais tarde, retornaram ao avião, que partiu rumo a São Paulo, onde permaneceu no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A aeronave está associada ao 150.º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea norte-americana, unidade ligada a missões confidenciais do Departamento de Estado, que podem envolver diplomatas, militares ou até agentes da CIA.
Embora a Embaixada dos EUA em Brasília tenha confirmado que a vinda da aeronave foi autorizada pelo governo brasileiro, a falta de explicações oficiais levantou especulações. O caráter reservado da missão e as recentes tensões comerciais entre o Brasil e os EUA, devido às tarifas de 50% impostas por Donald Trump, contribuíram para o clima de mistério em torno da visita.